Uma forte chuva causou diversos transtornos na desta quinta-feira (10) em Macaé, no Norte Fluminense. Em apenas uma hora, o temporal acumulou 117 milímetros de chuva, de acordo com a Defesa Civil.
O temporal desabrigou 15 pessoas no bairro Sol Y Mar e resultou no cancelamento das aulas em algumas unidades da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (11).
Ruas do Centro da cidade ficaram alagadas, dificultando a passagem de pedestres e motoristas, e um dos pontos mais afetados foi a Avenida Aluízio Gomes, importante via de acesso ao Shopping da cidade, cuja água invadiu o interior do centro comercial, surpreendendo clientes e lojistas.
Equipes de diversos órgãos da Prefeitura atuam nas ruas para minimizar os impactos da tempestade. A Secretaria de Mobilidade Urbana solicitou suporte à concessionária de transporte coletivo para resgatar pessoas ilhadas em pontos como Cidade Universitária e Barracão.
A Coordenadoria de Trânsito informou que a Linha Verde foi bloqueada nos dois sentidos, entre a Aroeira e o Hotel Dubai, e que, na altura do Hospital da Unimed, apenas veículos de grande porte conseguem transitar.
Para quem trafega pela Linha Verde com destino aos bairros Cavaleiros e Rio das Ostras, recomenda-se utilizar a Aroeira e seguir pelo Jardim Santo Antônio, em decorrência da interdição da Rua Professora Jacira Tavares, paralela à via.
Algumas escolas ficaram alagadas e, em outros casos, o acesso foi comprometido. E Como medida preventiva, a Prefeitura de Macaé cancelou as aulas nesta sexta-feira (11) nas unidades mais atingidas.
“Entendemos que cada Unidade Escolar e sua comunidade têm sua realidade. Tivemos algumas com problemas de alagamento, outras que não ficaram inundadas, mas que a comunidade local ficou, e também temos unidades e comunidades que não sofreram com as fortes chuvas”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Matias Mendes.
Confira a lista das escolas que tiveram as aulas suspensas nesta sexta-feira (11):
1º turno
- C.M. Aroeira
- E.M. Paulo Freire
- E.M. Jacyra Tavares
- CIEP Maringá
- C.M. Generino Teotônio de Luna
- C.M. Samuel Brust (início às 9h30)
Cancelamento total
- C.M. Maria Isabel Damasceno
- C.M. Maria Letícia
- EMEI Maria de Maris
- EMEI Átila Maltez
- EMEI Wanderley Quintino
- EMEI Marlene Diniz
- EMEl José Bruno
- EMEI Maria José
- EMEI Celita Reid
- E.M. Sandra Maria de Araújo
Além dos transtornos no trânsito e na rotina escolar, as fortes chuvas deixaram 15 pessoas desabrigadas no bairro Sol Y Mar. Encaminhadas pela Defesa Civil, nove crianças e seis adultos foram abrigados no Hotel de Deus, localizado na Av. Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e a população pode obter informações e solicitar suporte através dos telefones (22) 99288-5460 e (22) 99208-6983.